sábado, 21 de fevereiro de 2009

Boi Capeta fecha as festas pré-carnavalescas

Foto: Antonio Filho
O que foi uma brincadeira dos jogadores do Goytacaz acabou virando tradição. Há 39 anos o Boi Capeta tradicionalmente sai de sua concentração, em frente ao Estádio Ary de Oliveira e Souza embalado pelo ânimo dos seus aficcionados, em direção ao centro da cidade, mas sempre pela contra-mão das ruas dos Goytacazes, Tenente-Coronel Cardoso, 13 de Maio e Boulevard Francisco de Paula Carneiro, até chegar ao Largo da Imprensa, onde a Banda Breque Show, os aguardava para um Baile Popular.
Para tanto, os foliões contaram com a colaboração dos guardas municipais Roney de Souza Cândido e de Alexsander Nunes da Silva. Foram incançáveis na orientação do trânsito e na segurança das famílias envolvidas pelo desfile.
Para Roberto Fernandes da Silva, o Beto Baixinho, a expectativa pela saída do Boi era muito boa, principalmente porque esse ano, o Boi teve da Prefeita Rosinha Garotinho, através do Secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos, o apoio e o suporte necessário para seu desfile.
Ao passar das 20 horas, havia poucos foliões na Rua dos Goytacazes, entre o Bar Mitinga´s e o Chora na Rampa, localizado no Estádio, mesmo assim, Beto Baixinho acreditava que o número de foliões aumentaria. “Infelizmente temos de esperar a novela acabar, para esperar os últimos foliões chegarem para sair com o Boi”. Ele informou também que entre seus foliões há diversos médicos, dentistas, advogados e psicólogos.
Entre as figuras ilustres, Jaime Siqueira, empresário e um dos diretores da Drogaria Isalvo Lima, confirmou que ele também dirigiu o Boi durante algum tempo, e contou que, “inicialmente o boi era composto por jogadores do Goytacaz, e só desfilava aqui na rua do Gás. Tempos depois o boi abriu espaço para os jogadores do Americano e de outros clubes da cidade. Hoje o Boi Capeta é um boi democrático, porque ele está aberto a todas as classes sociais”.
Outro fato lembrado pelo empresário Jaime Siqueira, é o fato de que “há algum tempo o Boi Capeta vem abrindo espaços para os travestis, que tem dado ainda mais brilho ao desfile do Boi. Por isso que ele há 10 anos vem se tornando popular, e uma atração para a cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário